Mônica

Just another WordPress.com weblog

Assine suas obras com orgulho! fevereiro 1, 2010

Filed under: Sucesso — Mônica Guidoni @ 8:54 pm
Tags: , , , , , , , ,

 

Assine suas obras com orgulho

Tem gente rezando para o santo, sem saber o que pedir! Falta foco, rumo, destino, propósito. Dispersar é o que há de mais fácil em um mundo atabalhoado de informações. Se bobear, somos capazes de passar o dia inteiro navegando pela Internet. Em busca do que? Aí é que está a importância do foco e do propósito.  Atrair as informações que interessam e desviar-se daquelas que nada acrescentam. Existe muito lixo espalhado por aí, e somente o foco é capaz de selecionar aquilo que constrói daquilo que dispersa.

Muitas pessoas lidam mal com o aproveitamento do tempo, vivendo de maneira frenética, dividindo-se em várias direções e temas, ao mesmo tempo. Atuam como processadores passivos de tudo o que está à disposição, no espaço virtual, como se fossem alvos de um ataque de inutilidades. Sem foco, mesmo que haja dados válidos, não são aproveitados no bojo de milhares de coisas dispensáveis.

A velocidade é um sinal dos novos tempos, mas acelerada em demasia só serve para os computadores. Os seres humanos possuem um ritmo natural, que deve ser respeitado. Uma vida de sucesso, em vez de frenesi, é mais contemplação e observação, para fazer as melhores escolhas.

Max Weber dizia que “a perda de tempo é o primeiro e maior pecado do homem”. Até porque é o único bem realmente irrecuperável! Aproveitar o tempo com sabedoria também está relacionado com o propósito. Quando um rumo é traçado, indica o sentido da busca até mesmo instintiva, evitando que a pessoa caia na tentação de enveredar por desvios.

Um propósito com significado é o principal fator de motivação. Todos os esforços são canalizados para fazer com que o propósito se concretize. Ao mesmo tempo, essa atitude focada tem o poder de atrair aquilo que interessa.

Como criar o seu propósito

Primeiro, saiba o que você deseja! Enumere tudo o que gosta e faz melhor, despertando aquele sentimento gratificante de orgulho e prazer. Ou seja, saiba muito bem quem é você. Ao mesmo tempo, e com muita objetividade, descubra quem não é você. Enumere tudo o que nem gosta nem faz bem, a ponto de sequer se orgulhar disso.  A partir desse diagnóstico, projete trabalhos e situações em que suas melhores competências podem ser utilizadas. Pense em profissões, negócios, funções. Crie uma imagem desse futuro viável. Não tenha medo de sonhar e de sentir! Lembre-se de que a visão de futuro, retratada pelo propósito, é a fonte genuína de motivação.

A partir daí, trabalhe com excelência. Conduza sua carreira como se fosse um pintor, um carpinteiro, um jardineiro, um verdadeiro artista. Nunca mais vivencie uma jornada feita de simples tarefas. O trabalho tem de ser como uma tela de arte, com a marca do autor e, a cada nova edição, melhor do que a anterior.  Nunca mais participe de um projeto, sem se apaixonar por ele, porque do contrário é começar o jogo perdendo. A derrota destrói a autoestima, impedindo o desenvolvimento da autoconfiança. Só participe de projetos que têm a ver com seu propósito, para que possa assinar suas obras com orgulho. Porque só assim serão realmente suas!

Futuro, propósito, excelência! Tudo isso está à sua espera, desde que você tome a decisão correta. De viver a vida como deve ser. A seu modo. E apaixonadamente!

 

2 Responses to “Assine suas obras com orgulho!”

  1. alinedal Says:

    Olá, tudo bem? Acabei esbarrando com seu blog meio que por acaso, e li o conteúdo dele e gostei. Eu tenho um blog tb, só que nele eu falo somente sobre livros, e minha opinião sobre eles. Se vc tiver interesse, aparece por lá. O seu blog eu vou colocar na relação “recomendo”, pois li algumas mensagens e gostei!
    Bom, tudo de vbom pra vc!

  2. Aline! Adorei seu blog.
    Muito bacana !
    bjos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s